O que é ácido hialurônico e os benefícios para a pele

Pele saudável, hidratada, suave e luminosa. Talvez você não saiba o que é o ácido hialurônico, mas com certeza é capaz de reconhecer seus benefícios.

Produzido naturalmente pelo corpo, o ácido hialurônico tem a função principal de reter água e manter a hidratação da pele. O que ocorre, no entanto, é que, com o passar do tempo, seu nível de produção cai e a falta dele no organismo mostra seus sinais: marcas de expressão, menos brilho na pele com tom e textura irregulares.

Para contornar a situação, hoje é possível repor os níveis de ácido hialurônico e preservar seu desempenho. Para que você saiba como esse ácido age e, principalmente, quais os seus benefícios práticos, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas!

O que é e como age o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo e que funciona como uma espécie de ímã para a umidade. Sua função principal é segurar o máximo possível de água, possibilitando o efeito de pele hidratada.

Presente em várias partes do corpo, como nas articulações, a maior parte se concentra na pele, preenchendo o espaço entre as células.

Assim como outras substâncias, como o colágeno e a elastina, os níveis de ácido hialurônico diminuem com o envelhecimento e fatores externos. Níveis reduzidos dessas substâncias geram os efeitos que conhecemos na pele: menos brilho, aparência mais murcha e as linhas de expressão.

A reposição do ácido hialurônico pode ser feita de várias formas, desde cremes a aplicações injetáveis, trazendo diferentes resultados. E nesse momento, a conversa com seu dermatologista é que vai definir qual a melhor opção para seu caso e suas expectativas.

Quais os benefícios para a pele?

Assim como a toxina botulínica, o ácido hialurônico é bastante utilizado para combater os efeitos da idade, reduzindo rugas e linhas de expressão. 

Além disso, ele também pode contribuir com o contorno do rosto, para dar volume aos lábios, amenizar olheiras e bolsas sob os olhos, entre outros.

Veja, a seguir, alguns benefícios da aplicação do ácido para a sua pele.

Hidratação

O ácido hialurônico tem uma grande capacidade de reter água, chegando a segurar em até mil vezes o seu peso em água. Com a reposição, você melhora a hidratação, pois sua pele aumenta a capacidade de manter a umidade, reduz a evaporação dos líquidos do corpo e previne o ressecamento.

É uma excelente forma de cuidar e proteger a saúde da sua pele de dentro para fora.

Suaviza rugas e linhas de expressão

Juntamente com o colágeno e a elastina, o ácido hialurônico é um grande aliado no combate às rugas e linhas de expressão.

Com os dois primeiros agindo para dar mais firmeza à pele, o ácido hialurônico contribui para reduzir a profundidade de linhas e rugas e ajudar a prevenir que novas marcas se formem.

O que é ácido hialurônico e os benefícios para a pele

Harmoniza e trata a flacidez

Pele com aspecto cansado e com contornos sem definição? O ácido hialurônico pode ajudar a combater a flacidez, especialmente se associado à reposição do colágeno.

Como atua no preenchimento do espaço entre as células, dá mais volume em regiões como a área ao redor dos olhos e nas bochechas, reduz olheiras e melhora sua aparência como um todo.

Ele pode ser usado, também, para alinhar o nariz ou demarcar o maxilar, deixando os contornos mais definidos.

Reduz marcas de acne

Os indesejáveis “buraquinhos” causados na pele pelas acnes, conhecidos como cicatrizes atróficas, também podem ser combatidos com aplicações de ácido hialurônico. Os resultados são ainda mais eficientes se for combinado, por exemplo, com o laser de Túlio (“Lavienn”)

No caso de marcas mais superficiais, cremes e outros dermocosméticos podem ser uma boa opção. Porém, caso os sulcos sejam mais profundos, o mais indicado é a aplicação direta nas áreas a serem tratadas.

Há algum cuidado especial antes e depois do uso?

Os benefícios mostrados acima só serão percebidos se seu caso tiver a indicação médica de uso do ácido hialurônico. E, para isso, o primeiro passo é a avaliação do seu dermatologista.

É ele quem vai fazer uma avaliação da sua pele, definir as melhores opções, analisando contraindicações ou possíveis riscos do tratamento.

Se a opção for mesmo pelo uso do ácido hialurônico, as recomendações de preparo para o tratamento incluem evitar o uso de outros medicamentos, como ácido acetilsalicílico e ginkgo biloba, uma semana antes do início do tratamento, e não consumir bebidas alcoólicas na véspera do procedimento.

Existem contraindicações para o uso?

Pessoas com hipersensibilidade ao ácido hialurônico ou problemas relacionados à coagulação do sangue não podem utilizar a substância ou produtos nos quais ela esteja presente.

Além disso, caso a região onde será aplicado apresente inflamações ou feridas, por exemplo, a aplicação não poderá ser feita.

Gestantes que já passaram o primeiro trimestre da gravidez e mães que estão amamentando podem utilizar cremes com ácido hialurônico. No caso da injeção, no entanto, ainda não há evidência científica para sua aplicação. O ideal é consultar seu médico para avaliar cada caso.

Como garantir o tratamento correto?

Neste artigo você aprendeu o que é o ácido hialurônico e seus benefícios para a pele, mas não se esqueça de que para obter todos esses resultados, sem colocar em risco a saúde da sua pele, é fundamental a avaliação de um médico especializado.

Consultar um dermatologista é a forma mais segura de obter bons resultados e ainda esclarecer todas as suas dúvidas. Além disso, o médico pode te orientar sobre a combinação com outros tratamentos e procedimentos para resultados ainda melhores e mais duradouros.

A Clínica Francisco Leite & Dal Magro Dermatologia conta com um time de dermatologistas experientes e atualizados prontos para te avaliar e propor as melhores opções. Se você está em Brasília, acesse nosso site e agende sua consulta.

 

Veja também:

Sculptra: conheça os benefícios do ácido polilático para a sua pele

Rejuvenescimento facial: conheça 6 excelentes opções!

O mito da harmonização facial: você realmente precisa?

Dr. Francisco Leite Dermatologista
Últimos posts por Dr. Francisco Leite Dermatologista (exibir todos)
Deixe seu comentário: