Como é feita a aplicação da toxina botulínica

Eficaz, praticamente indolor e com resultados rápidos, a aplicação da toxina botulínica está no topo da lista de tratamentos estéticos preferidos pelos brasileiros.

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), em 2018, mostrou que, dentre todas as intervenções não cirúrgicas realizadas naquele ano, 95,7% foram para aplicação da substância.

Embora tão popular, o procedimento ainda gera dúvidas, especialmente sobre a aplicação. A aplicação dói? Tem efeitos colaterais? Em quanto tempo consigo ver o resultado?

Para responder a essas e outras dúvidas sobre a aplicação da toxina botulínica, vamos mostrar como é feita a aplicação, quais cuidados são importantes antes e depois do procedimento, como potencializar os efeitos na pele e muito mais.

O que fazer antes do procedimento?

A aplicação de toxina botulínica não pede cuidados específicos na fase preparatória. No entanto, algumas recomendações podem ser úteis para contribuir com o resultado. Entre elas, estão:

  • Lavar o rosto com água fria ou morna, pois a água quente pode causar ressecamento da pele.
  • Não usar cremes ou maquiagem no dia da aplicação.
  • Manter um bom consumo de água para garantir uma boa hidratação.

Antes do procedimento, já na clínica ou consultório, será feita uma limpeza da área a ser tratada. Em seguida, será utilizada uma pomada anestésica de alta performance, para garantir uma aplicação confortável e praticamente indolor.

Como é feita a aplicação da toxina botulínica? 

Como é feita a aplicação da toxina botulínica -

O procedimento para aplicação da toxina tem início com a análise e delimitação da área a ser tratada. Nesse momento o dermatologista marca os pontos onde a substância será injetada.

Baseado na sua formação médica e na sua habilidade na técnica, o profissional aplicará pequenas quantidades da toxina em cada um dos pontos anteriormente marcados. Ressaltamos que a experiência do dermatologista nesse momento é bastante importante, pois será determinante para que o resultado seja o mais satisfatório e natural possível.

 O número de pontos de aplicação e a localização de cada um deles será feita de modo bem individual para cada paciente, sempre respeitando suas necessidades e sempre mantendo a naturalidade da suas expressões faciais. A aplicação bem feita , na nossa filosofia de trabalho, é aquela que não chama a atenção para o uso da toxina em si, mas sim para a beleza e a leveza do olhar, das expressões faciais naturais e elegantes; sem exageros.

 

Assim que a toxina entra em ação, ela bloqueia os estímulos elétricos para a contração dos músculos localizados na área tratada. É a ausência dessa contração que suaviza as rugas e linhas de expressão.

Todo o procedimento é feito com calma e sem pressa, levando o tempo que cada paciente necessitar. A marcação detalhada dos pontos é mais demorada, mas a aplicação em si é rápida e quase indolor (10 a 15 minutos)   Uma aplicação bem feita costuma dispensar a necessidade de retoques, resolvendo o problema na maioria das vezes numa única sessão.   

Quais os cuidados após a aplicação? 

Após a aplicação da toxina botulínica, o paciente pode seguir normalmente sua rotina, mas deve atender a algumas recomendações para garantir o melhor resultado possível com o procedimento.

Essa prescrição é feita caso a caso pelo dermatologista, mas os cuidados mais comuns são de não apertar ou massagear a área tratada e não se expor ao sol sem a devida proteção.

Além disso, recomenda-se evitar a prática de exercícios físicos intensos no dia seguinte à aplicação, 

Pacientes que fizeram a aplicação em regiões com pequenos músculos, como a área dos olhos, não devem se deitar nas 4 horas seguintes ao procedimento.

Mesmo com esses cuidados, é possível que algumas reações leves surjam após a intervenção. Dentre elas, o(a) paciente pode lidar com um pouco de vermelhidão, inchaço e dor na região dos pontos de aplicação ou próxima à área. Isso é normal e todos esses efeitos tendem a desaparecer em poucas horas.

Quanto tempo leva para os resultados aparecerem?

Em geral, após 48 horas do procedimento já é possível observar os primeiros efeitos da toxina botulínica. No entanto, ressalta-se que os resultados são mais perceptíveis depois de duas semanas.

De quanto em quanto tempo deve ser realizada a reaplicação?

Como a paralisação dos músculos não é permanente, é indicado realizar a reaplicação da toxina botulínica a cada 4 ou 6 meses. Dessa forma, é possível otimizar os resultados, possibilitando um envelhecimento saudável à pele. E desta forma os músculos são preservados e não ocorrem  sequelas de nenhuma natureza.

É possível combinar a aplicação da toxina botulínica com outro tratamento?

Em alguns casos, apenas a toxina botulínica pode não ser suficiente para dar ao paciente a pele rejuvenescida que ele deseja, sendo necessária uma combinação com outros procedimentos estéticos.

Então, para potencializar os resultados, um médico dermatologista irá avaliar suas necessidades e sugerir outros tratamentos complementares, sempre focando no cuidado integral da sua pele.

Entre os procedimentos parceiros da toxina botulínica, estão o Sculptra, que estimula a produção natural de colágeno; o ácido hialurônico, eficiente em áreas como o “bigode chinês”, lábios  e outros sulcos faciais. Há ainda diversos lasers mais modernos disponíveis que promovem a renovação das células, o fechamento dos poros, a atenuação das manchas e marcas do tempo, dando a pele um frescor saudável e complementam a ação da toxina botulínica  

A toxina botulínica é o melhor tratamento para você?

Mesmo que você esteja bastante inclinado(a) a realizar o procedimento após a leitura deste artigo, somente um profissional especializado, como um médico dermatologista, poderá dizer com segurança se a aplicação da toxina botulínica é o ideal para você.

Aqui na Francisco Leite & Cristiane Dal Magro Dermatologia contamos com uma equipe de profissionais experientes e sempre atualizados, prontos para te avaliar e oferecer as opções que vão trazer os resultados que você tanto precisa.

Agende seu atendimento e coloque os cuidados com a sua pele em dia!

Veja também:

O que é toxina botulínica e quando é indicada?

Rejuvenescimento facial: conheça 6 excelentes opções!

 

Dr. Francisco Leite Dermatologista
Últimos posts por Dr. Francisco Leite Dermatologista (exibir todos)
Deixe seu comentário: