o mito da harmonização facial

A harmonização facial consiste em um conjunto de intervenções não cirúrgicas que buscam tornar a aparência do rosto mais uniforme, simétrica e proporcional. 

Sabemos que muitos já aderiram ao procedimento da moda, mas será que ele é realmente necessário para você? Será que, para ser considerada bonita, uma pessoa precisa mesmo que todas as partes do rosto (lábio, nariz, mandíbula, maçã do rosto) estejam perfeitamente simétricas? 

É esse o questionamento que queremos despertar em você hoje.

O que é harmonização facial? 

Recebe o nome de harmonização facial o conjunto de procedimentos que não dependem de cirurgia e que visam tornar as partes do rosto mais proporcionais e simétricas entre si. 

Essas intervenções são feitas com uso de técnicas, como: preenchimento com toxina botulínica e ácido hialurônico, lasers, radiofrequência, bioestimulação de colágeno, peelings, liftings, dentre outros. 

Apesar de ser muito divulgada atualmente, o conceito de harmonização na dermatologia sempre existiu. Ao analisar as proporções da face, o médico é capaz de mapear possibilidades que evidenciem a beleza e os traços da pessoa em questão.

Por que fazer a harmonização facial? 

Se você já leu outros conteúdos sobre harmonização facial, provavelmente se deparou com tópicos como esse, falando das vantagens do procedimento e fazendo promessas de “rostos perfeitos” e “proporções ideais”. A verdade é que, por ser o procedimento da moda entre celebridades, tem havido certa banalização na indicação do recurso.

sera que você precisa mesmo da harmonização facial

Um questionamento importante a se fazer é: será que ter o rosto da moda é o único caminho para a beleza e para gostar da imagem refletida no espelho? 

A resposta sempre será dada por cada um. Porém, mesmo que a opção seja pelo procedimento, busque profissionais experientes e cuidadosos (você percebe isso durante a consulta), que se preocupem em preservar sua naturalidade e individualidade, e que tratem sua pele de dentro para fora, realçando a beleza que você já possui. 

Além disso, os melhores profissionais são aqueles que vão te ensinar a cuidar da pele e a buscar a melhor versão de si mesma como parte de uma rotina diária de autocuidado, não se limitando a tratamentos estéticos. 

Não siga procedimentos da moda. Consulte-se com um dermatologista de confiança e solicite uma avaliação completa do seu rosto para que receba orientações personalizadas.

Visão do dermatologista 

Embora a harmonização facial represente um conjunto de procedimentos estéticos de baixo risco para o paciente, isso não elimina os cuidados necessários para a sua realização.

Cada paciente tem suas características, necessidades e história clínica, e o médico responsável deve ser capaz de oferecer as melhores opções especificamente para aquela pessoa.

Além disso, a inexperiência em qualquer uma das técnicas escolhidas pode resultar em efeitos contrários à proposta: falta de naturalidade, rosto muito marcado; além de possíveis efeitos colaterais.

Assim, nós da Clínica Francisco Leite & Dal Magro defendemos que procedimentos estéticos devem ser realizados sob medida, de modo que cada paciente tenha o tratamento correto para o seu tipo de pele e para as particularidades dos seus traços pessoais. Traços esses que compõem a sua individualidade , respeitando a sua beleza própria e a história por trás dela, mantendo a sua identidade própria.  Nosso tratamento objetivará  realçar o que você tem de melhor. Tentaremos desabrochar  a sua própria beleza. Beleza que é só sua, que te faz especial e única. 

Nosso time de dermatologistas experientes e em constante atualização está apto a te avaliar e oferecer as melhores opções para o seu caso.

Se você está em Brasília, faça seu agendamento online e venha se consultar conosco.

 

Rejuvenescimento facial conheça excelentes opções

Quando falamos de rejuvenescimento facial, estamos falando de muito mais que apenas suavizar rugas.

Um tratamento completo para amenizar os efeitos do envelhecimento busca tornar a pele mais firme, saudável, hidratada, uniforme, sem manchas e com o frescor que a ação do tempo vai naturalmente levando de nós.

Para conseguir todos esses resultados, às vezes é preciso combinar diferentes técnicas e, para isso, é imprescindível contar com um profissional especializado como o dermatologista.

Para que você conheça algumas das opções utilizadas no rejuvenescimento facial e possa discuti-las com seu médico, listamos algumas opções que valem a pena você conhecer.

Conheça 6 opções para rejuvenescimento facial

Toxina botulínica

Uma das queridinhas de quem quer se livrar dos sinais de envelhecimento, a aplicação de toxina botulínica vai muito além de simplesmente atenuar rugas e linhas de expressão.

Com seu efeito tensor, a substância bloqueia os estímulos elétricos que fazem a contração dos músculos na área onde é aplicada e, por isso, ajuda também a prevenir que novas rugas se formem.

É  um procedimento eficiente na harmonização facial e no rejuvenescimento do pescoço e colo.

Laser vascular

Para acabar com os vasinhos aparentes no rosto, especialmente nas áreas de bochechas e nariz, o laser vascular (“V-Beam Perfecta”) é uma das técnicas mais recomendadas. O aparelho emite um tipo de luz que penetra profundamente na pele e age seletivamente sobre o vasinho,atenuando-o sem danificar a pele.

Também é indicado para tratamento da rosácea, controlando e reduzindo a vermelhidão por longo tempo.

dicas de rejuvenescimento facial

Ultrassom Microfocado

Se o seu problema é a flacidez do rosto, então o ultrassom microfocado (“Dual Hi”) pode ser a solução que você está procurando.

O tratamento consiste em elevar a temperatura da pele e dos músculos para estimular a produção de colágeno e elastina, dois ingredientes que não podem faltar para a sustentação e firmeza da pele. Além disso, pode ser usada uma ponteira especial que ajuda a reduzir a gordura onde ela for inconveniente ( na ”papada” por exemplo). Dessa forma, você ameniza as rugas e ainda ganha contornos mais definidos para seu rosto.

Ácido hialurônico

Devido à sua grande capacidade de reter umidade em nosso corpo, o ácido hialurônico é campeão em garantir a hidratação profunda e, consequentemente, deixar a pele de seu rosto com mais volume e um aspecto mais jovem.

Trata-se de uma substância produzida pelo nosso corpo, mas que, com o passar do tempo, vai reduzindo sua quantidade. Por isso, pode ser indicada a reposição, seja por aplicações injetáveis, seja por cremes ou séruns com a substância.

O tratamento ajuda a amenizar rugas, melhorar o contorno do rosto e amenizar olheiras e aquelas bolsas que se formam sob os olhos.

Sculptra®

O ácido poli-L-láctico, mais conhecido no mercado como Sculptra®, estimula a produção de colágeno, sendo um grande aliado contra a flacidez.

Quando é aplicado no rosto, o Sculptra® auxilia no combate a rugas e linhas de expressão, dá mais sustentação e elasticidade à pele e define melhor os contornos faciais.

Resultado: um rosto mais firme , definido e lisinho.

“Peelings”( Químicos e a Laser)

“Peeling” é um termo da língua inglesa (“to peel”) que se traduz por exfoliar ou descamar. Neste procedimento, alguns ativos, como ácidos, são aplicados na pele para combater sinais como rugas, flacidez e manchas.

Ou podem ainda ser realizados  de  modo mais delicado, menos irritativo e mais preciso, através do uso dos modernos lasers ablativos como o de Túlio (“Lavien”).

Alguns dos componentes mais utilizados nos peelings químicos são:

  • Fenol: contra rugas e flacidez.
  • Ácido tricloroacético: para amenizar rugas e cicatrizes.
  • Ácido glicólico: para tratar acne, manchas e rugas finas.
  • Ácido retinóico: no combate à acne, melasmas e rugas superficiais.

 

Dentre os Lasers mais modernos, delicados e seletivos para tratar manchas, vasinhos , rugas e flacidez com peelings suaves e controlados temos disponíveis em nossa clínica:

 

  • Dye Laser (“Vbeam Perfecta”): contra rosácea, vasinhos, manchas, cicatrizes, rugas e flacidez.
  • Laser de Túlio (“Lavieen”): para tratamentos suaves que devolvem o brilho e a vivacidade da pele sem te afastar das atividades normais
  • Lasers de Érbio Glass (“Fraxel” e “Ressurfx”): para fotoenvelhecimento (danos solares), rugas e flacidez. Atua ainda em cicatrizes. 
  • Laser de Picosegundos (“Picosure”): para manchas e tatuagens este é o “gold standart”
  • Laser de Alexandrita (“Gentlelase”), controla o excesso de pelos e de melanina. Outro laser gentil que também não te afasta das atividades diárias. 

 

Busque um tratamento completo

Como você viu neste artigo, há muitas opções para quem busca por rejuvenescimento facial. 

Isso significa que você tem um verdadeiro arsenal de possibilidades à sua disposição para combater os sinais do envelhecimento de modo preciso e individualizado para às necessidades específicas da sua pele. Nossos tratamentos são customizados , feitos sob medida para a pele de cada paciente. Aqui ajustamos os tratamentos para servirem exatamente a sua pele!

Ao mesmo tempo, todas essas opções podem gerar dúvidas e dificultar as suas escolhas

Para ajudar na escolha do seu tratamento, conte sempre com o conhecimento e a experiência do profissional mais  qualificado para tratar a sua pele:o médico dermatologista. É ele o médico especialista em pele. Ele é quem vai avaliar do melhor e mais completo modo a sua pele e definir o procedimento – ou a combinação entre eles – a fim de que você obtenha resultados mais eficazes, respeitando a especificidade da sua pele, a individualidade do seu rosto e preservando a naturalidade das suas expressões faciais.

Na Clínica Francisco Leite & Dal Magro, nossos dermatologistas  experientes e atualizados irão avaliar você, suas necessidades e desejos, a fim de propor as melhores opções.

Faça seu agendamento online e venha se consultar conosco!

 

Veja também:

O mito da harmonização facial: você realmente precisa?

Sculptra conheça os benefícios do ácido polilático para a sua pele

Algumas coisas na vida são tão boas que resolvem vários problemas de uma vez só! Ter a pele saudável, firme e sem marcas; suavizar as celulites que insistem em aparecer; ou atenuar aquela cicatriz que te incomoda há anos. Trata-se de coisas diferentes que podem ter uma mesma solução: o ácido poli-L-láctico ou, como é mais conhecido, o Sculptra.

Este tratamento estimula a produção natural de colágeno — seu melhor amigo quando se trata de melhorar a aparência da pele. Com mais colágeno circulando pelo seu corpo, você adia a flacidez e os sinais do envelhecimento, além de vários outros benefícios.

Deseja entender melhor como este tratamento funciona e quem está habilitado a realizá-lo? Então, vamos lá!

O que é o Sculptra?

Sculptra é o nome comercial dado ao ácido poli-L-láctico, uma substância que, quando injetada na segunda camada da pele, é absorvida pelo organismo e passa a estimular a produção de colágeno.

Como o colágeno é um dos responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, o resultado é uma aparência mais jovem, menos rugas e linhas de expressão, além de contornos faciais mais bem definidos.

Apesar de ser mais frequentemente utilizado no rosto, o Sculptra também pode ser aplicado em outras áreas do corpo, como mãos, pescoço, braços, glúteos e coxas.

Para quem o tratamento é indicado?

Fatores como idade e certas condições de saúde podem levar à redução do colágeno no organismo e, nesses casos, o Sculptra pode ser uma boa alternativa para reativar sua produção.

Com níveis de colágeno mais elevados, é possível retardar os efeitos do envelhecimento da pele e, nesse sentido, o Sculptra surge como uma excelente opção para quem está incomodado com rugas ou flacidez, por exemplo.

conheça os benefícios do ácido polilático para a sua pele

Outra indicação importante da substância é o combate a celulites e cicatrizes, pelos mesmos efeitos benéficos do colágeno para essas condições.

Entretanto, apenas um especialista poderá afirmar com segurança que a aplicação do Sculptra é o procedimento mais indicado para você.

Antes de fazer uso, consulte seu médico dermatologista para uma avaliação, pois ele pode recomendar outro tipo de tratamento, como toxina botulínica, peeling ou ácido hialurônico. Tudo vai depender das suas necessidades e interesses.E ele pode ainda ser associado a todos estes tratamentos numa ação sinérgica e complementar. E ele pode ainda ser associado a todos estes tratamentos numa ação sinérgica e complementar .

Como não há estudos sobre o efeito do ácido poli-L-láctico em mulheres grávidas, seu uso não é recomendado para gestantes.

Outras condições que também contraindicam o uso:

  • alérgicos à substância;
  • portadores de doenças autoimunes;
  • quem está com infecção ativa ou lesões na pele;
  • pacientes com preenchimento permanente de silicone na área a ser tratada;
  • mulheres que estão amamentando;
  • usuários de medicações imunossupressoras, anti-inflamatórios, anticoagulantes, aspirina, vitamina E e cápsulas de óleo de peixe.

 

Em quanto tempo os resultados aparecem?

Geralmente, os primeiros efeitos do Sculptra começam a ser notados cerca de 3 semanas após a primeira sessão, e a firmeza da área tratada é apontada como um dos resultados mais expressivos.

Os efeitos costumam durar entre 2 e 3 anos, mas esse prazo varia de acordo com a condição de cada paciente e com a área de aplicação.

Quais os benefícios do Sculptra?

Um dos benefícios do ácido poli-L-láctico é que ele não impede a realização de outros procedimentos. Então, mesmo que você ainda não tenha finalizado o tratamento, pode combiná-lo com um preenchimento ou aplicação de toxina botulínica, por exemplo, potencializando seus resultados.

Conheça outras vantagens:

  • Mais volume e espessura para a pele.
  • Reduz marcas, sulcos, rugas e linhas de expressão.
  • Melhora o contorno facial.
  • Combate flacidez e a celulite.
  • Estímulo duradouro à produção de colágeno, prevenindo sinais de envelhecimento.
  • Não causa alergias ou rejeições.
  • É indolor, pois o produto pode ser diluído com um anestésico local.
  • A paciente pode retomar suas atividades logo após a aplicação.

 

Como realizar o procedimento?

Neste artigo você pôde ver quantas benefícios o Sculptra pode trazer para sua pele.

Apenas lembre-se de que os resultados só serão os que você espera se o tratamento for recomendado e realizado por um profissional qualificado — especialmente o médico dermatologista. Então, agende sua consulta com o especialista para que tenha um diagnóstico completo sobre a saúde da sua pele.

Na Clínica Francisco Leite & Dal Magro, nosso time de dermatologistas experientes e atualizados estão aptos a te avaliar e oferecer as melhores opções.

Se você está em Brasília, faça seu agendamento online e venha se consultar conosco.

 

Veja também:

O que é ácido hialurônico e os benefícios para a pele

Rejuvenescimento facial: conheça 6 excelentes opções!

O mito da harmonização facial: você realmente precisa?