Você tem mais um motivo para reduzir o açúcar da sua alimentação. Pesquisas recentes comprovam que o vilão da saúde e da boa forma é também uma ameaça à pele, com isso, novos cosméticos surgem no mercado para combater os estragos do açúcar na pele. O mecanismo de glicação acontece quando uma molécula de açúcar em excesso (por aumento da ingestão de doces, massas, pães ou em doenças como o diabetes) se mistura com as proteínas formando estruturas rígidas que acumulam na pele e danificam as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele. Com isso ocorre a perda da elasticidade que se manifesta através das rugas e flacidez, conhecido como envelhecimento intrínseco.
Conhecendo profundamente este processo podemos evitar o desgaste do envelhecimento a partir dos antiglicantes que constituem em uma nova classe de ativos para o tratamento anti-idade. Uma dessas substâncias presente nos antiglicantes e a carnosina que tem ação comprovada e já disponível em produto industrializado para uso tópico, ela possui um ativo que evita deixar o açúcar chegar ao colágeno e ocorrer a glicação. Alguns suplementos por via oral também podem ser associados. Muitas substâncias ainda estão em estudo para reduzir este processo de glicação. Pode-se também associar os antiglicantes com antioxidantes, aliás, é a dobradinha recomendada na busca pelo rejuvenescimento.
Além do uso destes ativos, é importante manter uma dieta adequada, evitando o consumo de açucares em excesso e tornar a prática de atividade física regular.
- O mito da harmonização facial: você realmente precisa? - 27 de novembro de 2020
- Ultrassom Microfocado facial: como funciona e quais os benefícios? - 24 de novembro de 2020
- Rejuvenescimento facial: conheça 6 excelentes opções! - 11 de novembro de 2020